logo

HABILITAÇÃO

Nova norma permite renovação automática e gratuita da CNH digital

Benefício é válido apenas para a versão digital do documento e exige cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores.


Por Redação

img

Foto: freepik

A nova norma que altera as regras de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a permitir a renovação automática e gratuita do documento para motoristas classificados como “bons condutores”. O benefício é válido exclusivamente para a CNH digital.


De acordo com a medida, para ser enquadrado como bom condutor, o motorista deve atender aos seguintes critérios: não possuir pontos na CNH nos últimos 12 meses, não ter cometido infrações de trânsito no mesmo período e estar devidamente cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).


O condutor que cumpre todas essas exigências tem a CNH digital renovada automaticamente, sem a necessidade de solicitação e sem custos.


Criado em 2022, o RNPC tem como objetivo reconhecer e premiar motoristas que permanecem ao menos um ano sem cometer infrações. No entanto, a adesão ao programa não é automática e exige cadastro por parte do condutor.


Para se inscrever no RNPC, é necessário acessar o aplicativo CNH Brasil, selecionar a opção “Condutor”, entrar em “Cadastro Positivo” e autorizar a participação. A partir da adesão, e desde que não haja registros de multas ou infrações no período de 12 meses, a renovação da CNH digital ocorre de forma automática e gratuita.


CNH física não é renovada automaticamente

A norma estabelece que apenas a versão digital da CNH é renovada automaticamente. Caso o condutor deseje receber o documento físico, será necessário solicitá-lo separadamente após a renovação digital.


A solicitação da CNH física pode ser feita pelo aplicativo CNH Brasil ou presencialmente em uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A emissão da carteira impressa continua sujeita à cobrança de taxas, cujos valores variam conforme o estado.


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.